Biografia

rogerio violao1Rogério Couto é guitarrista profissional formado pelo G.I.T. (Guitar Institute of Technology), escola integrante do Musicians Institute (Los Angeles-USA) e tem como estilos de sua preferência o jazz, fusion, bossa nova e samba.

Nascido em 1967 no Rio de Janeiro, Rogério viveu desde 1974 em Curitiba - PR, cidade onde deu início ao seu aprendizado musical no ano de 1987 no Conservatório de Música Villa Lobos com o professor de violão Waldomiro Prodóscimo. De 1987 a 1990 estudou também, com diversos professores de guitarra elétrica em Curitiba, e dentre eles Carlos Oliva "Pollaco" (graduado pelo GIT).

Em 1990 mudou-se para o Rio de Janeiro onde formou-se no curso de Guitarra e Harmonia Funcional na MUSIARTE e estudou percepção musical no CIGAM (Curso Ian Guest de Aprendizado Musical). Ainda no Rio de Janeiro ingressou no curso de Bacharelado em Instrumento da Universidade Estácio de Sá e teve como professor de guitarra o conceituado instrumentista e educador Nelson Faria (graduado pelo GIT).

No ano de 1992 trancou sua matrícula na Universidade Estácio de Sá e embarcou com destino a LOS ANGELES - EUA para estudar no G.I.T.

No Guitar Institute of Technology teve a oportunidade de estudar com Scott Henderson, Joe Diorio, Ron Eschete, Norman Brown, Sid Jacobs, Carl Schroeder e participar de seminários com Frank Gambale, Robben Ford, Ted Greene, Tommy Tedesco, Steve Morse, Gary Willis, Jeff Berlin, Alphonso Johnson, Ralph Hamphrey, Manu Katché, dentre outros.

De volta a Curitiba em meados de 1993, passou a atuar como professor de violão e guitarra em algumas escolas de música sendo que em 1998 ingressou como professor da "Oficina de Guitarra do Colégio Positivo" (1998-2000). Neste período atuou como violonista acompanhando o grupo "Bossa Nossa Trio" e alguns outros artistas locais. Do ínicio de 2000 à meados de 2001 assume mais uma função como professor da "Oficina de Violão do Colégio Positivo". Ainda em 2001 formou , junto com Maytê Corrêa e Paulo Bettega, o "Trio Brasilis" de música popular brasileira que atuou durante cerca de 2 anos em Curitiba e região.

Desde sua volta ao Brasil, paralelamente a suas atividades como músico e professor, Rogério deu continuidade ao seu aprimoramento musical estudando arranjo instrumental com o pianista e arranjador Vicente Ribeiro além de ter participado de diversas oficinas de música e estudado com o violonista clássico Luís Claudio Ferreira Ribas objetivando uma reeducação postural e técnica.

Durante seus mais de 20 anos de atividade no ensino de música, já lecionou para mais de 400 alunos em aulas individuais e em grupo.

Atualmente morando em São Paulo - SP, Rogério Couto está disponível para gravações, workshops e aulas de guitarra, violão, teoria, percepção musical, harmonia e improvisação.

Tags: Rogerio Couto, Musico, Guitarrista, Violonista, Musicians Institute, Nelson Faria, Pollaco, Joe Diorio, Scott Henderson, Robben Ford, Professor de Violao, Professor de guitarra, biorafia, CIGAM, Musiarte, Ron Eschete, Norman Brown, Sid Jacobs, Frank Gambale, Ted Greene, Steve Morse, Jeff Berlin, Colegio Positivo, Guitar Institute of Technology, GIT