Minha Guitarra Klein Custom Electric BF96

Klein BF96 1 bigResolvi escrever este artigo porque muitas pessoas tem curiosidade e me perguntam sobre esta guitarra, suas características e a razão de sua aparência tão diferente.

Ela foi idealizada pelo luthier Steve Klein que contou com a parceria de Ned Steinberger.

O sistema headless de Ned Steinberger foi fundamental para que o design ergonômico de Steve Klein ficasse perfeitamente balanceado fazendo com que o braço do instrumento permaneça em uma posição confortável sem a necessidade de sustentação por parte do instrumentista que quando sentado, não precisa fazer esforço para manter-se em uma postura correta para tocar o instrumento.

Construída com corpo em Swamp Ash1 escavado, escala de 25.5 polegadas, 24 trastes em braço de peça única de rosewood guatemalteco (Cocobolo), sem truss rod e configuração headless que utiliza o sistema de alavanca “S-Trem” Steinberg.

A minha guitarra Klein Custom conta com captadores Seymour Duncan na seguinte configuração:
Ponte: Humbucker JB (Jeff Beck) c/ coil tap
Meio: Single Coil - Alnico II pro
Braço: Humbucker Jazz c/ coil tap

As guitarras Klein Custom Electric tiveram um período de produção relativamente curto de cerca de 15 anos entre 1990 e 2005 quando o luthier Lorenzo German misteriosamente desapareceu, inclusive deixando de concluir as guitarras de seus últimos clientes.

Sobre a compra da guitarra

A minha guitarra foi construída em 1996 pelo luthier Lorenzo German que naquela época comprou de Steve Klein os direitos de produção das guitarras Klein Custom Electric.

Fiz um grande esforço para comprar este instrumento em 1996, já que seu design ergonômico me ajudaria a superar uma série de problemas musculares ocasionados por anos de prática sentado em posturas inadequadas. Foram cerca de seis meses trocando informações por FAX (sim fax... rsrs) até me sentir seguro em realizar a metade do pagamento antecipado.

A guitarra seria trazida para o Brasil pelo luthier Lorenzo German que iria expor na feira Expomusic de 1996, no entanto ele mudou os planos e eu precisei ir até a Califórnia nos Estados Unidos para buscar pessoalmente o instrumento em Sonoma Valley.

Desde que coloquei minhas mãos nesta guitarra ela tem sido meu principal instrumento. Leve (2,95 Kg) e com o seu design ergonômico ela é considerada uma referência para outras guitarras que tem a ergonomia do design como fator dominante.

A guitarra é muito versátil e passeia bem por diversos estilos musicais indo do jazz ao rock. Alguns nomes famosos que utilizaram o instrumento são Bill Frisell, Andy Summers, Mick Goodrick, David Torn e Lou Reed.
Em 2015 após 19 anos de uso os sinais de idade dos trastes estavam mais que evidentes e optei por trocar por trastes Jescar (FW55090-S) em inox.

Hesitei bastante em realizar este serviço de entrastamento já que esta é uma guitarra muito rara, no entanto, o serviço foi realizado de forma impecável pelo luthier Celso Freire2 e agora tenho trastes para o resto da minha vida.

Recentemente um novo site foi colocado online por Wilson Schunemann que tem o objetivo reunir e organizar o máximo de informações sobre o trabalho do luthier Steve Klein que continua ativo e produzindo instrumentos incríveis.

http://www.kleincommunity.com/

Veja os links abaixo para mais referências sobre a Klein Custom Electric e também sobre o breve período de produção da "K Series" pela Gibson/Steinberger:

Brochura/Catalogo Klein DT-96 & BF-96
DEVELOPMENT OF THE KLEIN ELECTRIC
THE K SERIES
Brompton's Fine & Rare Instruments - Klein History

--------------
1. Swamp Ash é uma arvore que fica parcialmente submersa em água durante vários meses do ano sendo que a parte utilizada para o corpo é retirada da seção da árvore que fica alagada.

2. Celso Freire é luthier desde os anos 80 e atualmente tem sua própria marca (Dreamer Guitars)

Tags: Guitarra, Equipamento, Rogerio Couto, Guitarrista, Klein Custom Electric, BF96, Steve Klein, Lorenzo German, ergonômica, swamp ash, cocobolo, rosewood, s-trem, headless, luthier, Ned Steinberger, steinberger