• Home
  • Blog
  • Dicas
  • Favoretti´s The Yellow Cab Od® - Voltando aos Análogos ( review )

Favoretti´s The Yellow Cab Od® - Voltando aos Análogos ( review )

 

Pode entrar neste taxi que ele vai te levar a timbres ótimos!

Sendo o meu som predominantemente limpo, já fazia muito tempo que não utilizava pedais de efeito análogos. Pela praticidade e baixo custo de manutenção, optei por utilizar delays, reverbs e efeitos de modulação sempre digitais e mais recentemente, as simulações de amplificadores e caixas nas pedaleiras multi-efeitos.

yellow cab overdrive pedal vista frontalMeu equipamento consiste já há muito tempo em um amplificador valvulado, uma pedaleira digital e um pedal de volume. Nas raras ocasiões em que precisei de distorção isto ficou a cargo do amplificador ou das simulações matemáticas em softwares e em minha pedaleira digital, no entanto recentemente comprei um pedal de overdrive que é a razão desta matéria.

O Yellow Cab OD® do Favoretti´s Custom Designs.

A principal razão da aquisição deste pedal se deu pela necessidade de obter um bom timbre de overdrive (low gain) sem abrir o volume do amplificador valvulado e assim evitar possíveis conflitos com os vizinhos.

A escolha do Yellow Cab OD® aconteceu pelo pedal ter muitas opções de controle sobre o timbre e com isso oferecer mais chances de encontrar um ou mais timbres que agradem em um único pedal. Não posso negar que o pedal tem um visual muito bacana e isto com certeza influenciou na minha decisão.

Veja o unboxing:

 Com a ajuda de algumas dicas do Marcelo Favoretti, encontrei duas aplicações bem distintas:

1ª - Overdrive low gain que "limpa" muito bem com a dinâmica da palhetada ou nos controles de volume e tom da guitarra.
Ótimo para bases de rock/blues e solos em vários estilos.

2ª - Controle de graves e boost de médios para tocar bases limpas de jazz, samba e bossa-nova na guitarra.

Nesta aplicação é necessário um grande controle de dinâmica no toque da mão direita para manter o som limpo. É importante lembrar que estou falando de um overdrive e não de um booster limpo, então esta 2ª aplicação está fora do escopo normalmente esperado em um pedal de overdrive, o que foi uma agradável surpresa.

No vídeo de demonstração abaixo você poderá ver o setup usado na gravação e o resultado sonoro da 1ª aplicação:

Para chegar ao som que eu queria, depois de ler o manual, comecei colocando os botões de "Level" e "Tone" em "12hs" e "Gain" no zero os switches "Smoth" e shape no centro e "Fare" para a direita. Os controles internos não foram tocados nesta etapa. Imaginei que assim o pedal estaria na regulagem mais neutra possível.

Parti para o primeiro teste e assim que liguei o pedal ele mostrou sua cara achatando (no bom sentido) um pouco o som, cortou graves e deu um boost nos médios e agudos.

Mesmo com o "Gain" zerado o som não estava limpo e aí as dicas do Marcelo fizeram toda a diferença... Embora o pedal já tenha um timbre muito legal como vem de fábrica, é fuçando nos controles internos que você consegue atingir todo o potencial do pedal.

Na parte interna existem 3 controles: Voice, Body e Presence

Seguindo a dica do Marcelo, zerei o "Voice" para limpar mais o botão "Gain" e realmente ficou limpo. No entanto, dependendo da intensidade da palhetada e do ganho do captador pode dar uma "quebrada" no som.

Os controles internos tem impacto direto no botões e switches externos trabalhando em conjunto com eles.

O que eu pude perceber é que os controles internos alteram a resposta do pedal às variações de dinâmica como intensidade da palhetada e controle de volume.

O que mais me chamou atenção no "Yellow Cab OD" foi a sutileza de todos os seus controles. Embora o pedal ofereça muitas opções de controle sobre o timbre, nenhuma mudança acontece de forma radical girando-se apenas um botão.

Se você quer um botão só e um timbre pronto o "Yellow Cab OD" não é para você.

Foi preciso fuçar um pouco, mas o meu esforço foi compensado com um timbre do qual gostei muito no final.

O "Amarelinho" é ótimo!

Veja como ficaram os controles internos e externos para chegar ao timbre no exemplo anterior:

Clique para ampliar as imagens

yellow cab od controlesyellow_cab_od_vista_interna

Siga os links abaixo para mais informações sobre os pedais Favoretti´s Custom Designs:
http://favorettis.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/Favorettis.Pedals

Tags: Guitar, Guitarra, Equipamento, Timbre, Rogerio Couto, Guitarrista, Pedais de efeito, Overdrive, Low Gain, Yellow Cab Od, Favoretti´s, Blues, Classic Rock