Praticando guitarra e violão no inverno
Com a chegada do frio, normalmente sofremos um pouco para praticar a guitarra e o violão. O material de que são feitas as cordas destes instrumentos dificultam o aquecimento da musculatura das mãos e em dias mais frios às vezes pode ser necessário praticarmos por 30 ou 40 minutos até a musculatura ficar aquecida.
Para ajudar no aquecimento das mãos e antebraço e também prevenir lesões é muito importante investir alguns minutos em exercícios diários de alongamento, principalmente para os membros superiores antes do início das nossas seções de prática do instrumento.
Caso você não tenha este costume ou não saiba como realizar estes exercícios, procure antes a orientação de um fisioterapeuta ou preparador físico formado.
Um livro interessante e que uso como referência chama-se "Alongue-se" de Bob Anderson pela editora "Summus Editorial"
Na verdade, as atividades físicas de uma forma geral ajudam a nos manter saudáveis para que tenhamos um melhor aproveitamento das seções de prática.
Aquecer o ambiente onde iremos praticar também ajuda, mas é importante observarmos que no inverno, muitas vezes, os dias são mais secos e a utilização de aquecedores de ambiente diminui ainda mais a umidade do ar, o que pode ser prejudicial ao seu violão ou guitarra já que a madeira de que são feitos estes instrumentos é muito sensível a variações de temperatura e umidade.
Para ajudar a manter a umidade relativa do ar, é aconselhável estender uma toalha úmida ou colocar uma bacia de água no ambiente. Você pode escondê-los atrás de uma poltrona ou sofá para não ficar tão esquisito no caso de aparecer uma visita inesperada. Caso o seu ambiente seja normalmente muito úmido isto não será necessário, pois ambientes muito secos ou muito úmidos são desconfortáveis e prejudiciais a saúde.
Rogério Couto.
Tags: Guitarra, Violao, inverno, alongamento, umidade, temperatura