Circum-Ambulação de Genil Castro – Impressões Gerais!
Genil Castro é em minha opinião um dos melhores guitarristas brasileiros da atualidade, unindo um timbre de guitarra perfeitamente alinhado ao estilo musical do álbum a uma qualidade e conteúdo musical que se mantidos em trabalhos futuros, o colocará lado a lado aos grandes guitarristas do jazz internacional.
Ouvi o álbum em duas etapas, mas não sei bem explicar o porquê.
Ao ouvir a 3ª faixa (My Funny Valentine) resolvi dar uma parada simplesmente porque tinha sido bonito demais. Acredito ter ficado com receio que o que viesse depois não estivesse à altura daquela interpretação.
No entanto, as músicas e interpretações que se seguiram não só, estavam a altura da 3ª faixa, como continuaram trazendo novas surpresas. Genil Castro em alguns de seus improvisos dava a sensação de chegar à beira de seus limites técnicos demonstrando ser um músico disposto a assumir os riscos necessários da improvisação jazzística. ...
Neste álbum Genil gravou músicas próprias, Standards de jazz, compositores clássicos e diversos compositores brasileiros. Este ecletismo na escolha do repertório foi muito bem amarrado pelas interpretações dos músicos e também pelo timbre aveludado da guitarra que permeia todo o CD.
A influência de Lenny Breau e Joe Diorio é evidente, mas Genil tem voz própria e mostra isso a cada nota que toca na guitarra seja palhetando, dedilhando ou usando a técnica de "harp-harmonics" que é executada sempre com perfeição.
Na suíte Circum-Ambulação (faixas 4 a 8), quem já teve a oportunidade de ouvir o guitarrista Joe Diorio tocar ao vivo e de perto, entenderá porque a homenagem de Genil é emocionante e faz jus a genialidade do mestre Joe Diorio.
O CD termina com o standard "You Don´t Know What Love Is", deixando em min a vontade de pegar a guitarra para fazer música e saber quando será lançado o próximo CD.
Inspirador!!!
Sobre a experiência de compra...
Embora eu tenha tomado conhecimento deste álbum na data de seu lançamento em 2009, somente no dia 9 de janeiro de 2011 é que coloquei minhas mãos nele.
Como se trata de uma produção independente acredito que a distribuição do CD não deve ter sido muito grande. Eu o encontrei disponível para venda no Brasil no site da Livraria Cultura pelo preço de R$ 24,80.
COMPREM!!! O álbum Circum-Ambulação vale cada centavo investido.
Ao invés de encomendar online, preferi ir comprar direto na loja da Livraria Cultura que fica aqui perto de casa, mas Infelizmente eles não tinham o CD em estoque e eu tive que esperar 5 dias pela encomenda.
Todos sabem que comprar um CD hoje em dia é algo meio fora de moda, pois a pirataria corre solta e vem destruindo até mesmo alguns resistentes oásis musicais como a loja Modern Sounds do Rio de Janeiro, a qual fechou as portas em dezembro de 2010 após anos de luta para se manter no negócio.
Outra razão para a mídia de CD estar "démodé" é o avanço tecnológico. Quando cheguei da loja e abri o CD é que me lembrei que não tenho mais um CD player em casa.
Desde que me mudei para São Paulo no início de 2010 meus CDs estão encaixotados e eu sequer senti falta deles, já que há cerca de 3 anos digitalizei toda a minha coleção de CDs e a maior parte dos meus álbuns de vinil.
Como o meu Estéreo Hi-Fi da década de 80 estava pifando, resolvi deixá-lo em Curitiba e para esta audição tive que digitalizar o álbum em mp3 (320kbps – Normal Estéreo) usando o iTunes e ouvi-lo no iPod.
Links:
http://www.myspace.com/genilcastro
http://en.wikipedia.org/wiki/Lenny_Breau
http://en.wikipedia.org/wiki/Joe_Diorio
Onde comprar:
Tags: Guitarra, Timbre, Joe Diorio, Jazz, Guitarristas, Genil Castro, Lenny Breau, harp harmonics, improvisação jazzistica